Atualmente no Santos, Gil reconhece que o Peixe foi o responsável para que ele recuperasse a alegria de jogar. Mesmo chegando ao clube no pior momento, o zagueiro conta que se surpreendeu como as coisas aconteceram dentro do clube paulista e, inclusive, até repensa o futuro.

Em entrevista ao UOL, Gil afirma que foi no time da Baixada Santista que ele recuperou a alegria de jogar e, inclusive, que não esperava que fosse acontecer isso.

"Vou ser bem sincero e honesto: não imaginava que ia ser dessa maneira. Recuperei minha alegria de jogar futebol", disse o zagueiro.

O jogador conta ainda que em pouco tempo passou a se sentir em casa no clube e destaca o acolhimento que recebeu. Segundo ele, a maneira como as portas se abriram e até mesmo a presença de Neymar nos jogos são motivos de motivação.

"Em pouco tempo me senti em casa. O clube abriu as portas para a gente trabalhar e poder desfrutar do nosso melhor futebol. Em conversa com o Léo [ex-lateral e ídolo do Santos] eu disse: 'vocês recuperaram a minha alegria de jogar futebol'. Pô, você vai jogar um clássico contra o Corinthians e o Neymar está no estádio! Aí vai jogar contra o Palmeiras na final, o Neymar está no estádio… é uma coisa absurda. É muito importante. E o clube? Não precisa nem dizer a grandeza do clube, então é um desafio que eu aceitei e estou muito feliz", afirmou Gil.

Atualmente um dos pilares da zaga do Santos, Gil até mesmo começou a repensar seu futuro. Inicialmente programando a aposentadoria para o final da temporada, o jogador afirmou que não tem mais certeza se fará isso e que pretende continuar no clube mesmo após o fim da temporada.