Titular absoluto com o técnico Fábio Carille, o zagueiro Gil desde que chegou ao Santos, se tornou um dos líderes do elenco e pilar da equipe que busca retornar à elite do futebol em 2025. O experiente zagueiro atuou em 41 dos 42 jogos do Santos na temporada e anotou um gol. Ao seu lado, Gil teve Joaquim, que foi vendido ao Tigres no início da temporada e atualmente, o jovem Jair é seu companheiro de zaga. João Basso e Alex Nascimento também atuaram em 2 jogos cada.

Após a vitória sobre o Botafogo/SP por 1 a 0 na última quinta-feira em Ribeirão Preto, o zagueiro completou o 23º jogo sem ter seu setor, sofrido gols. A vitória foi comemorada para a equipe, que atualmente acumula uma invencibilidade de 6 jogos, com 3 vitórias e 3 empates, o que dá ao Santos, a vice-liderança da Série B, com 49 pontos, um a menos que o Novorizontino, seu próximo adversário.

Sobre a partida contra o Novorizontino que acontece na próxima segunda-feira na Vila Viva Sorte, Gil falou da expectativa do elenco para o jogo e destacou a experiência do elenco santista, que pode ser a diferança napartida.“Essa partida já vem sendo muito comentada entre nós jogadores, porque sabemos que o Novorizontino é muito bem treinado. Não é à toa que eles estão na liderança do campeonato. Nossa equipe é experiente, e estamos focados em fazer um grande jogo na segunda-feira e vencer bem."

O zagueiro falou também sobre cobrança interna entre os próprios jogadores, mas destacou que o apoio da torcida será fundamental para buscar mais uma vitória na Vila. "Acho que o mais a gente se cobra é que temos que jogar bem. Claro que uma hora ou outra no campeonato a gente vai oscilar, como acontece com todas as equipes, mas nós temos que vencer bem. E agora jogaremos dentro da nossa casa, diante do nosso torcedor. Tenho certeza que o torcedor vai estar lá para nos apoiar mais uma vez.”

Faltando 11 partidas para terminar a Série B, o Santos busca retornar à liderança, onde esteve por 22 rodadas. Na atual temporada, o Santos não venceu em nenhuma oportunidade apenas o Novorizontino, que o derrotou no Paulista e no primeiro turno do Brasileiro da Série B, e o Mirassol que empatou no Paulista e no Brasileiro da Série B.