Recém contratados pelo Santos, Fernando Ziskinde Thiago Gasparino chegam já com boa experiência no futebol brasileiro. Ambos vão trabalhar na análise de mercado ao lado de Júlio Resende, afim de oferecer ferramentas para contratações assertivas. A diretoria santista entende que a melhora das ações extra-campo, darão maior capacidade ao elenco, que busca retorno à Série A em 2025.

QUEM É FERNANDO ZISKIND?

Formado em Educação Física na Unicamp e com último trabalho no Atlético/MG, Fernando Ziskind falou um pouco da sua experiência nos clubes anteriores.  “Então, em 2015, eu já volto para o Vitória, para o mercado e sabia que era uma área que iria crescer. Em 2016 a gente consegue começar na análise de mercado no Vitória. Foi uma época boa de acesso para a Série A, campeão baiano e eu acabo saindo e indo para o Atlético Mineiro. Comecei a temporada 19 e foi um projeto de cinco anos e meio, onde participei da criação do Centro de Informação do Galo. Já existia, claro, alguma coisa em torno de mercado no Atlético, mas ainda não como departamento.”

Atento às dificuldades do Santos, Fernando Ziskind falou sobre como será o início do seu trabalho no Clube e as ações iniciais. “Nós temos objetivos de curto prazo, que é auxiliar o máximo, dar o maior número de ferramentas possíveis para as contratações. E a médio ou longo prazos, é criar um departamento de scouting sustentável no clube, com monitoramento amplo de mercado, de jogos completos, de avaliações individuais, um processo sistematizado e que isso tudo fique registrado para o clube da melhor maneira possível para se tornar algo permanente no Santos daqui para frente.”

DE JOGADOR À ANALISTA DE MERCADO, ESTE É THIAGO GASPARINO

Thiago Gasparino, antes de se tornar analista de mercado, foi jogador de futebol por 14 temporadas. Fora de campo, iniciou sua carreira na montagem da equipe da Linense em 2015 e em 2017 chegou ao Athletico Paranaense.

Thiago falou sobre seu trabalho e evolução no Athletico, onde trabalhou muito noprocesso de evolução fora de campo. "Nós conseguimos montar um processo de atacar muito bem o mercado e colocar 22 atletas de base na seleção brasileira, três títulos sub-23 do Campeonato Paranaense e as conquistas da Sul-Americana e da Copa do Brasil 18-19”.

Em 2020 foi para o Coritiba, que estava na Série B e o acesso à Série A veio 2021. Nesse processo de evolução, enxergou que precisava se potencializar como profissional e entender mais o organograma macro do departamento de futebol. “Porque dentro da análise de mercado você tem muitas reuniões, muitos debates, muitas conversas e você tem que entender o organograma."

Thiago também tem experiência internacional, com passagem pelo Real Valladolid/ESP, clube pertencente ao Ronaldo Fenômeno no início de 2023. O bom trabalho rendeu indicação à Augusto Mello, que o trouxe para o Corinthians no final de 2023. Thiago foi decisivo na contratação de Rodrigo Garro, um dos destaques do time na temporada.