Longe das finais há 8 anos e nos últimos 3, brigando apenas para se manter na primeira divisão do Campeonato Paulista, o Santos decide neste domingo, a competição que já ganhou por 22 vezes. No primeiro jogo, o Peixe venceu na Vila Belmiro por 1 a 0 e no Allianz Parque neste domingo às 18h, terá a vantagem de jogar pelo empate.
Com 7 conquistas no século XXI, o Santos está ao lado do Corinthians, como maior vencedor da competição estadual. O Peixe conquistou os títulos de 2006, 2007, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016. O time ainda chegou nas finais de 2000, 2009, 2013 e 2014. Corinthians com 10, Palmeiras 7 e São Paulo 6 são os que mais fizeram finais neste século.
Durante a semana, o técnico Fábio Carille teve seus treinos no CT Rei Pelé e no último sábado, o treino foi na Vila Belmiro. No último treino, o elenco teve a presença dos torcedores, que mesmo com chuva, lotaram a Vila Belmiro para apoiar o elenco santista.
Para a partida decisiva, o técnico Fábio Carille terá o retorno de Hayner, que cumpriu suspensão automática contra o Palmeiras. Na posição, Aderlan evoluiu na questão física durante a semana. No entanto, o técnico santista também treinou com JP Chermont pela direita, após boa atuação contra o Palmeiras.
No treino de sábado, as ausências na Vila Belmiro foram o zagueiro Joaquim e também o atacante Júlio César Furch. Ambos sofreram inflamação no músculo adutor da coxa e passaram por sucessivas sessões de tratamento durante a semana, afim de se recuperar para o jogo decisivo. Enquanto o zagueiro chegou a participar de treinos em campo durante a semana, Furch ficou apenas no Departamento Médico, fazendo fisioterapia. Caso não possa contar com ambos, Messias e Morelos devem ser os titulares na final contra o Palmeiras.
PROVÁVEL SANTOS:
Desta forma, o Santos deve ir a campo com João Paulo; JP Chermont (Aderlan ou Hayner), Joaquim (Messias), Gil e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca, Giuliano e Otero; Guilherme e Alfredo Morelos (Júlio Furch). O jogo terá a arbitragem de Raphael Claus, com o auxílio de Danilo Simon e Neuza Ines Back. No comando do VAR, Rodrigo Guarizo do Amaral será o responsável.