Depois da expectativa criada em uma possível convocação para as partidas das Eliminatórias da Copa de 2026, o atacante Marcos Leonardo foi convocado para período de treinos na Seleção Brasileira Pré-Olímpica, no CT Joaquim Grava, do Corinthians. O jogador deverá ficar ausente do Santos entre os dias 13 e 21 de novembro, dentro do período de data Fifa.

Artilheiro do Santos na temporada, Marcos Leonardo chegou a ser avisado de uma possível convocação para a Seleção principal. No entanto, o técnico Fernando Diniz optou em levar Endrick, do Palmeiras e Pepê, do Grêmio, o que causou frustração ao atacante e aos torcedores santistas.

Durante a apresentação da lista de convocação, o técnico Ramon Menezes falou do atual momento do atacante santista. "O momento dele é muito bom. Um jogador rápido, que joga em várias posições de ataque, gosta de fazer gols e é isso que esperamos dele."

Por outro lado, o técnico da Seleção Olímpica falou sobre as dificuldades em organizar as convocações, e ter a liberação dos jogadores. "Depois que sentamos aqui e fazemos a convocação, sempre temos na cabeça que é o time ideal para o momento. Foi assim em todas as nossas convocações. Todas elas com uma dificuldade, mas sempre fomos para as competições muito focados e passando para os atletas a importância de vestir a camisa da Seleção. Convocamos uma ótima seleção brasileira, alguns estreantes e outros que já conhecem o trabalho, o que ajuda muito."

A diretoria santista ainda pode pedir a liberação do jogador, por se tratar apenas de um período de treinos. O Santos atualmente está na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro com 38 pontos, e briga para se manter na Série A em 2024.

VEJA OS CONVOCADOS DO TÉCNICO RAMON MENEZES

Goleiros: Andrew (Gil Vicente), Marcelo Pitaluga (Liverpool) e Mycael (Athletico-PR);
Laterais: Khellven (CSKA Moscou), Patrick (São Paulo), Vanderlan (Palmeiras) e Vinícius Tobias (Real Madrid);
Zagueiros: Arthur Chaves (Acadêmicos de Vizeu), Beraldo (São Paulo), Michel (Palmeiras) e Robert Renan (Zenit);
Volantes: Alexsander (Fluminense), Andrey Santos (Nottingham Forest), Igor Jesus (Flamengo), Pablo Maia (São Paulo);
Meias: Guilherme Biro (Corinthians) e Victor Hugo (Flamengo);
Atacantes: Gabriel Pec (Vasco), John Kennedy (Fluminense), Luis Guilherme (Palmeiras), Marcos Leonardo (Santos), Matheus Nascimento (Botafogo) e Sávio (Girona).