Apesar das boas expectativas, Charles Leclerc tem mau começo na atual temporada pela Ferrari. O piloto francês deseja ser campeão mundial, mas vê Max Verstappen se descarrar na liderança do campeonato de 2023. Assim, o monegasco avalia dar um próximo passo na carreira e teria entrado em discussões com a Mercedes.
De acordo com as informações do jornalista Leo Turrini, especialista em notícias da Ferrari, Leclerc estaria em negociações com a Mercedes. "É um segredo aberto que Leclerc poderia estar no início porque ele está negociando com a Mercedes F1. Todo mundo sabe disso, inclusive em Maranello", disse a fonte.
O francês entende que está perdendo tempo na equipe monegasca e se Lewis Hamilton sair, as Flechas de Prata vai querer um piloto de alto nível para fazer dupla com George Russell.
No final de seu contrato em 2024, Leclerc poderia deixar a Ferrari mais rápido do que o esperado, devido a uma cláusula de desempenho que lhe daria o direito de rescindir seu vínculo. De qualquer forma, é isso que acredita Helmut Marko, figura emblemática da Red Bull.
"Essas cláusulas de desempenho são comuns hoje em dia. Eles basicamente estipulam que um piloto deve ter um certo número de pontos em algum momento da temporada, geralmente no final do verão, para que o contrato seja renovado automaticamente. Se este não for o caso, ambas as partes têm a opção de rescindir. É por isso que Sebastian Vettel foi capaz de nos deixar e se mudar tão facilmente para a Ferrari em 2015", afirmou Marko.