BLACKPINK, Red Velvet, ATEEZ e NCT 127 são reconhecidamente grupos de destaque no atual cenário da música pop coreana, mas o que terão eles em comum além do gênero musical?
Além do conceito, cada grupo de K-Pop carrega consigo algumas particularidades que refletem a identidade da empresa responsável por seu gerenciamento. Por exemplo, podemos notar que os grupos gerenciados pela JYP Entertainment (Twice, Stray Kids, ITZY e NMIXX) possuem um foco maior nas habilidades de dança de seus artistas, enquanto a YG Entertainment (BLACKPINK, Winner e Treasure) valoriza bastante a presença de palco de seus idols. No entanto, há algo que une os quatro grupos: a técnica de produção musical, que inclui o uso de samples em muitas músicas.
Samples são trechos de áudio pré-gravados e utilizados em produções musicais para criar novas composições ou adicionar elementos a uma música já existente. Entre esses sons, os mais comuns são aqueles produzidos pelo americano-indiano KSHMR, reconhecido por suas produções na cena da música eletrônica, principalmente no gênero big room, tendo se tornado um grande colaborador no cenário de produção musical coreano nos últimos anos.
Seus trabalhos podem ser notados em músicas como "How You Like That", do BLACKPINK, "Money", da Lisa, "Rainbow Halo", do Red Velvet, entre outros grandes projetos de grupos e solistas do K-Pop.
Ouça a playlist sugerida e conheça alguns dos trabalhos do produtor: