O Santos em 2024 já sofreu com dois transferbans, pela dívida com o Krasnodar, na compra de Christian Cueva e também na rescisão de Fabián Bustos. Em ambos os casos, o Santos acertou as dívidas e a punição imposta pela FIFA, foi retirada.
Na última semana, uma nova notificação chegou à Vila Belmiro, desta vez por conta do não conclusão do pagamento ao Argentinos Juniors, pela compra do meia Gabriel Carabajal, que pode render mais um transferban ao Santos. As diretorias já conversam em busca de um acerto, antes que a punição seja imposta novamente.
Preocupado em ter novas punições, a diretoria santista também fez novo acordo com a Ferroviária, pela compra do meia Vinícius Zanocelo, segundo informação inicial do Portal Meu Peixão, confirmada pela Versus Esporte.
O jogador que foi comprado pelo Santos por R$ 10,96 milhões, para ser pago em 15 parcelas, não teve seu acordo honrado. Ainda sob o comando do ex-presidente Andres Rueda, que efetuou a compra, um novo acordo foi feito, ajustando as datas dos vencimentos, mas também não foi cumprido.
Além das parcelas em aberto que são seis, o Santos para não sofrer novo transferban, fez novo acordo com o clube do interior paulista, além de correção e juros pelos sucessivos atrasos.
A atual diretoria santista ainda tem outras negociações da gestão anterior, que devem passar pelo mesmo processo, afim de evitar novas punições. O Santos ainda terá de acertar as situações das negociações do lateral Nathan, do zagueiro João Basso e também a chegada do técnico Fábio Carille, afim de evitar novas punições.
O meia de 23 anos tem contrato com o Santos até 2027 e atualmente está emprestado ao Estoril de Portugal, até 31 de dezembro de 2024. Antes de ser emprestado ao clube português, Zanocelo foi emprestado também ao Fortaleza, mas não se firmou entre os titulares.