Em um dia movimentado nos bastidores, o Santos acertou a rescisão contratual amigável com o lateral Felipe Jonatan de 25 anos, que irá jogar no Fortaleza. No entanto, encaminhou a contratação do lateral esquerdo Gonzalo Escobar. O argentino de 27 anos, que também acertou sua rescisão contratual amigável com o Fortaleza e virá para o Santos.

A 'troca' de laterais será em definitivo, segundo informação inicial do GE, e confirmado pela Versus Esportes. Longe de ser unanimidade para a torcida, Felipe Jonatan ve sendo criticado com frequência nas suas atuações. Entretanto, na final do Campeonato Paulista, o jogador foi considerado culpado no lance que originou o pênalti cometido pelo goleiro João Paulo, que levou ao primeiro gol do Palmeiras na partida.

Nos últimos dias, a diretoria santista chegou a tentar uma renovação de contrato com Felipe Jonatan. No entanto, os cartolas santistas tinha a intensão de vender ele para o mercado europeu, onde já teve algumas consultas.

O Fortaleza desde o início da temporada, vem tentando a contracação de Felipe Jonatan. Para sanar a saída do lateral, a Gonzalo Escobar, do Fortaleza. O argentino chega após atuar em 2024 em 8 jogos pelo time cearense, sem fazer gols e distribuindo apenas uma assistência. Contratado em 2023, o jogador acumulou pelo Fortaleza 23 jogos e 2 assistências.

Gonzalo Escobar chega para o setor que de ofício atualmente, tem apenas Dodô. Hayner, que vinha atuando improvisado pela lateral-esquerda, também deve deixar o Santos, rumo ao Vitória/BA.

ÚLTIMO OBJETIVO DE 2024: SÉRIE B

O Santos no segundo semestre terá apenas o Campeonato Brasileiro da Série B em disputa, com o único objetivo de retornar à elite em 2025. Depois de alcançar a vaga na Copa do Brasil de 2025 e chegar nas finais do Paulista, a diretoria espera nesta temporada, buscar o retorno à Série A em 2025. A estreia será no dia 19 de abril na Vila Belmiro, contra o Paysandu. No entanto, o jogo será sem a presença de público, devido a punição imposta pelo STJ, em decorrência dos atos de vandalismo na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, que culminou no rebaixamento do Santos.