De acordo com o The Atletic, o Manchester City prepara uma barca de saída de jogadores para o final da temporada. A oxigenação do elenco passa pela saída de quatro pilares do clube inglês nos últimos anos: o goleiro Ederson, o lateral-direito Kyle Walker e os meias Kevin de Bruyne e Jack Grealish.
A diretoria do City entende estar atrasada em relação ao planejamento para a atual temporada. Walker, um dos líderes do elenco, deveria ter deixado o clube antes do início deste ano, segundo a fonte. Porém, esse não era o planejamento de Guardiola, que gostaria de contá-lo no elenco.
O espanhol avaliou na época que o City deveria fazer uma avaliação criteriosa do elenco e sem gastar milhares de libras em novos reforços. Na ocasião, o treinador não havia assinado sua renovação até 2027 com o Manchester City. Os problemas físicos de jogadores importantes do elenco também tem prejudicado os ingleses na temporada.
Phil Foden e Kevin De Bruyne se lesionaram no início da temporada, assim como Oscar Bobb, que chegou a sofrer uma fratura na perna. Por outro lado, o caso que mais pesou foi de Rodri. O espanhol rompeu os ligamento do joelho dirieto e perderá toda a temporada.