A temporada europeia de 2023/24 acabou, e com ela tivemos a quebra da hegemonia do Bayern de Munique na Bundesliga, onde o clube bávaro manteve uma sequencia de 11 títulos alemães seguidos no país. O campeão desta temporada foi o modesto Bayer Leverkusen, que venceu o título de forma inédita e invicta.
Sob o comando de Xabi Alonso e liderados por Florian Wirtz em campo, a equipe do Leverkusen fez história ao terminar o torneio de forma invita, sem perder nenhuma rodada sequer. Dessa forma, um troféu especial foi idealizado pela torcida e pela mídia.
Contudo, segundo informações do jornal alemão BILD, o Bayer Leverkusen não receberá uma “salva de ouro” especial pelo seu título invicto da Bundesliga 23/24. A ideia chegou a ser discutida, mas a DFL a rejeitou por vários motivos.
A "Salva de Ouro" seria inspirada no título dourado do Arsenal, que venceu a Premier League 2003/04 de forma invicta na Inglaterra. Contudo, a tradicional "Salva de Prata", dada ao campeão alemão, seguirá sendo o troféu nessas ocasiões históricas.