A Uefa anunciou, nesta sexta-feira, que vai carregar, para as outras competições, uma das medidas de proteção à arbitragem da Eurocopa. A entidade afirmou que a regra de que apenas os capitães podem falar com os árbitros será utilizada também na Champions League e Europa League.
A medida em questão visa diminuir o "bolinho" de jogadores em volta do árbitro da partida. Além das principais competições europeias, a "nova regra" também deverá ser adotada em outras competições a partir da temporada 2024/25.
Além de proteger o árbitro das reclamações, a medida também busca evuitar longas paralisações do jogo diante das decisões da arbitragem. Jogadores que desrespeitam a regra têm sido punidos com cartão amarelo na Euro.
Segundo a Uefa, caso o capitão de uma seleção seja o goleiro, um jogador de linha deve ser escolhido para se comunicar com os juízes. Os árbitros estão aptos a conversar e compartilhar com treinadores e jogadores detalhes das decisões tomadas com a ajuda do VAR.
A medida é uma orientação liberada para testes pela International Board (IFAB) desde março. Se aprovada, poderá passar oficialmente para o livro de regras do futebol.