Com uma vitória e dois empates na fase de grupos da Eurocopa, o desempenho da Inglaterra virou motivo de críticas. Wayne Rooney, ex-jogador do Manchester United e da seleção inglesa, comentou sobre o fato e surpreendeu ao dizer que acredita que o mau desempenho tenha influência de Pep Guardiola.
Em entrevista à BBC, Rooney afirma que as seleções tentam imitar uma ideia de jogo posicional e buscam o gol perfeito. Segundo ele, quem trouxe essa ideia ao futebol teria sido Guardiola.
"Seleções como Bélgica, Inglaterra e Holanda têm o problema de que todo mundo quer jogar combinando. Mesmo com um jogador como Doku, que joga por fora, os cruzamentos não vão mais para a área. O jogo é muito mais posicional. Todo mundo tenta fazer o gol perfeito. Acho que isso é culpa do Pep (Guardiola). Ele trouxe esse pensamento", disse Rooney
Durante a Euro, Rooney tem feito as vezes a função de comentarista na BBC, onde outros ex-jogadores ingleses criticam o trabalho do técnico Gareth Southgate. Alan Shearer considera "terrível" o desempenho da Inglaterra, enquanto Gary Lineker definiu como "uma m***".