A situação na Premier League mudou de figura nesta segunda-feira. De acordo com o The Guardian, o Nottingham Forest foi punido com a perda de quatro pontos por ter violado as regras de rentabilidade e sustentabilidade da competição. Com isso, o clube entra na zona de rebaixamento.
A equipe, juntamente com seus advogados, deve recorrer à decisão. Por sua vez, o Forest admitiu ter infringido as regras, mas baseou sua defesa em circunstâncias atenuantes relacionadas a venda de Brennan Johnson. O time recebeu uma proposta de 35 milhões de euros do Brentford, mas o jogador preferiu não se transferir.
Sendo assim, o Nottingham Forest considerou que poderia obter mais dinheiro pelo britânico se esperasse além do prazo aplicado pelas Regras de Lucro e Sustentabilidade (30 de junho). Johnson acabou por ingressar no Tottenham em setembro, por um valor de cerca de 55 milhões de euros setembro, mas um painel independente não aceitou esta defesa.
As equipes da Premier League são autorizadas a perder 105 milhões de libras num período de três anos. No entanto, as perdas do Forest foram limitadas a 61 milhões de libras porque passaram dois anos desse período na Championship. O Everton já havia sido castigado com a perda de dez pontos no início da temporada. Recentemente, a redução caiu para seis. Por fim, o Nottingham Forest gastou 292 milhões de euros desde que voltou a primeira divisão da Inglaterra, contratando 42 jogadores.