A temporada de 2024/25 marcará a primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa e promete aumentar o calendário dos times europeus. Os 12 participantes do Velho Continente, inclusive, podem ter até um "calendário brasileiro" na temporada.
Isso porque, clubes como Real Madrid, Manchester City e Chelsea poderão romper a marca de 70 partidas oficiais pela primeira vez. No entanto, o calendário não será duro apenas para eles. Inter de Milão, Juventus, Porto, Atlético de Madrid, Benfica, RB Salzburg, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique e Borussia Dortmund também sofrerão.
Para se ter ideia, o atual campeão da Champions League, o Real Madrid vai disputar sete competições em 2024/25, Caso chegue a final em cada torneio, poderá preencher o calendário com 72 jogos - mesmo número do Chelsea.
Nesse caso, além das 38 rodadas de La Liga, seriam sete partidas do Mundial de Clubes, a decisão da Copa Intercontinental, 17 confrontos de Liga dos Campeões (se terminar a fase de liga entre 9º e 24º lugar), um duelo de Supercopa da Europa, seis de Copa do Rei e dois de Supercopa da Espanha. O levantamento é do ge.
Por conta da quantidade e jogos, o técnico Carlo Ancelotti, do Real, chegou a dizer em entrevista o jornal italiano "Il Giornale" que o clube não disputaria a competição. Pouco tempo depois, no entanto, o clube merengue desmentiu o treinador através de uma nota oficial e afirmou que a participação nunca foi questionada.
Mas, a insatisfação não é apenas de um lado. Em dezembro passado, o técnico do Manchester City, Pep Guardiola, se queixou do pouco tempo para recuperação dos jogadores ao falar sobre o torneio. O time inglês é justamente quem tem potencial de disputar mais partidas em 2024/25: 75 no total entre todas as competições.