Com gols nas duas rodadas passadas do Brasileirão, o atacante Helinho, do Bragantino, se consolidou como o jogador mais eficiente da competição. O levantamento é do Espião Estatístico, do ge, e não leva em consideração as cobranças de pênalti, lances de imensa probabilidade de virar gol.
Na rodada passada, Helinho fez um golaço no empate em 1 a 1 contra o Corinthians. Além disso, marcou ainda o gol de empate no 2 a 2 fora de casa contra o Vasco. Além disso, a fase boa se extende também para a Sul-Americana, onde ele fez o gol do Braga na derrota por 2 a 1 para o Timão.
No total, o jogador finalizou 35 vezes. Tais finalizações indicavam, estatisticamente, um potencial para virarem entre dois e três gols, mas o atacante marcou sete, uma eficiência de 4,10 gols a mais. Os níveis de ameaça foram considerados a partir do xG (gols esperados).
Essa métrica é consolidada internacionalmente para dar pesos diferentes para os ataques, dependendo da distância, do ângulo e do número de adversários entre quem faz a finalização e o gol.
Além de Helinho, Jean Carlos (Juventude), Cuiabano (Botafogo), William Oliveira (Vitória), Matheusinho (Criciúma) e Matheus Pereira (Cruzeiro), completam o top-6. Veja: