As polêmicas em volta da implementação do cartão azul no futebol seguem movimentando o mundo da bola e, agora, atualização sobre os goleiros também deu o que falar. Isso porque, de acordo com o 'The Telegraph', os guarda-redes não estarão isentos da punição do novo cartão.
Segundo o veículo britânico, responsável por noticiar inicialmente a intenção de iniciar os testes com o cartão azul, um goleiro poderá levar o cartão. Caso isso aconteça, o clube terá uma escolha em mãos: colocar um goleiro de linha no gol pelo tempo da punição ou fazer uma substituição permanentemente.
O cartão azul, vale lembrar, não substituiria os tradicionais vermelho e amarelo, mas seria um adicional. Os árbitros o usariam para tirar da partida temporariamente jogadores que cometam faltas antijogo, protagonizem uma simulação ou mostrem desrespeito ao árbitro. O atleta advertido ficaria de fora da partida por 10 minutos.
E no que diz respeito a essa regra, não há uma especificação diferente para os goleiros, como menciona o 'The Telegraph'. O veículo afirma que, caso haja um goleiro no banco e a decisão seja de uma substituição permanente, a equipe precisaria trocar ele, inicialmente, por um jogador de linha.
Após isso, quando a punição de dez minutos sobre o titular acabar, substituir novamente para evitar ter dois goleiros em campo. Ou seja, se decidir não colocar um jogador de linha no gol e optar pela mudança permanente, o time perderá duas substituições. Caso não haja substituições disponíveis, um jogador de linha automaticamente precisará ir ao gol por dez minutos.
Os testes
Até o momento, não houve um anúncio oficial por parte da International Board (IFAB) em relação a novidade. A expectativa é que aconteça um congresso no dia 1º de março, quando a novidade será discutida – podendo ser aprovada ou não.
Vale lembrar que a IFAB é órgão responsável pela curadoria das regras do futebol profissional. No entanto, ela depende da Fifa para a implementação de qualquer regra nas partidas, depois de testes em categorias de base.