Globo, SBT, Record e YouTube oficializaram, recentemente, suas propostas para a transmissão de jogos dos clubes da Liga Forte União no Brasileirão. A proposta é para transmissões a partir de 2025, com validade até 2029.
As propostas das quatro empresas são para a o chamado "pacote aberto". Neste pacote, o comprador terá o direito de transmitir 38 jogos por ano - no total, seriam 190 jogos pelo acordo completo. Ou seja, seria uma partida por rodada do Brasileirão.
Quem recebeu o pacote, segundo o F5, da Folha de São Paulo, viu que a ideia é transmitir sempre o jogo que vai abrir a rodada da semana no Campeonato Brasileiro.
O desejo da LFU é que suas transmissões aconteçam nas quartas-feiras, às 19h30, e nos sábados, às16h. Todos os players concordaram com a ideia do dia e horário, com exceção da Globo. Nos bastidores, a liga trata as negociações como "avançadas e quentes". A expectativa é que muito em breve já se tenha definido quem transmitirá as partidas.
Além deste pacote, a Liga Forte União tem outros dois para plataformas pagas. Além de empresas que já atuam no mercado nacional, há outros dois gigantes internacionais com interesse no mercado esportivo brasileiro.
No fim das contas, os donos de todos os direitos vão se revezar nas escolhas de quais partidas transmitirão. Além disso, algo que chama a atenção de todos os players é que a LFU promete gerar todas as imagens e fazer pré e pós-jogos, o que barateia o custo de produção.
Os clubes
Vale lembrar que os clubes da Liga Forte União na Série A são: Internacional, Cruzeiro, Fluminense, Vasco, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo, Fortaleza, Cuiabá, Criciúma e Juventude.
Nas divisões inferiores, a LFU conta ainda com América-MG, Goiás, Sport, Ceará, Avaí, Chapecoense, Coritiba, CRB, Vila Nova, Londrina, Tombense, Figueirense, CSA e Operário-PR.