Os problemas físicos são os principais problemas do Flamengo nesta temporada. Somente em agosto, o clube carioca soma sete lesões, sendo cinco problemas musculares. E o mês de setembro deu início com um balde de água fria: Pedro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Em levantamento do ge, foi constatado que a última vez que o técnico Tite teve todo o elenco à disposição aconteceu há quase sete meses, no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, o Rubro-Negro enfrentou o Volta Redonda, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, há exatos 208 dias.
Desde então, o Flamengo sempre teve pelo menos um jogador no departamento médico. Por exemplo, nessa partida, De la Cruz foi substituído com dores no ombro direito e não encarou o Bangu na rodada seguinte. Além disso, Gerson foi diagnosticado com hidronefrose com infecção renal e passou por uma cirurgia no rim poucos dias depois.
O volante voltou a atuar somente em abril. No entanto, durante dois períodos entre o fim de fevereiro e março, o Flamengo ficou somente com o capitão no departamento médico, deixando-o "vazio". No momento, o Rubro-Negro soma oito ausências por problemas médicos.
Gabigol, Arrascaeta, De la Cruz e Léo Pereira devem estar recuperados e preparados para encarar o Bahia, no dia 12, pela Copa do Brasil, no jogo de volta das quartas de final. Michael se recupera de lesão na coxa direita e a tendência é que demore mais um pouco para retornar.