Tradicionais clubes de Minas Gerais, Democrata-GV e Villa Nova podem abrir mão de suas vagas na disputa da Série D de 2024. As apurações são de vários jornalistas mineiros.
As possíveis desistências não estão confirmadas, e ambos os clubes prometem dar uma resposta final até esta quinta (8). O jornalista Jonatas Berto, da Versus Esporte, apurou a situação do Democrata-GV junto à Federação Mineira de Futebol. A FMF não recebeu quaisquer tipo de comunicado do clube sobre uma possível desistência.
Ainda segundo a apuração, quatro clubes mineiros podem herdar a vaga: Patrocinense, Caldense, Democrata-SL e Itabirito, nesta ordem. O detalhe curioso é que Caldense e Democrata-SL foram rebaixados na última edição do Estadual, enquanto o Itabirito foi campeão do Módulo II, equivalente à "Série B" mineira.
Ao menos num primeiro momento, a Federação não cogita a possibilidade de perder uma de suas vagas na Série D para outro estado. Para que a situação aconteça, Democrata e/ou Villa Nova teriam que desistir de jogar o Brasileiro, e os quatro possíveis herdeiros precisariam rejeitar o convite.
Desistência de mineiros não é novidade
No ano passado o futebol mineiro também passou por "mudanças de última hora", na ordem de clubes classificados à quarta divisão nacional. Na ocasião, a Caldense, classificada via Estadual de 2022, alegou problemas financeiros para desistir da vaga.
O Villa Nova teve a chance de disputar o Brasileiro, mas não teve tempo hábil para juntar condições financeiras. A vaga parou no colo do Patrocinense.