O trio mineiro formado por Villa Nova, Pouso Alegre e Democrata-GV desistiu de disputar a Série D de 2024. A informação foi trazida em primeira mão por jornalistas mineiros, e confirmado pela Itatiaia.
Os três clubes passam por problemas financeiros, motivo principal por trás da desistência. Ambas as equipes devem se posicionar oficialmente nas próximas horas.
E quem fica com as vagas?
Villa Nova e Democrata garantiram participação na Série D de 2024, graças ao Campeonato Mineiro de 2023. Segundo apuração com a Federação Mineira de Futebol, cinco clubes, que terminaram abaixo de Villa e Democrata no estadual do ano passado, serão convidados a herdarem as três vagas.
São eles, em ordem: Patrocinense, Caldense (rebaixado no ano passado) e Democrata-SL (rebaixado no ano passado). Além deles, Itabirito e Uberlândia - campeão e vice do Módulo II de 2023, respectivamente - também estão na fila.
Segundo apuração da Radio Difusora de Patrocínio, o Patrocinense aceitará uma das vagas. As situações de Caldense, Democrata-SL e Uberlândia são desconhecidas, enquanto o Itabirito considera dizer "sim" à FMF, caso convidado.
Clubes de outros estados pegam a vaga?
Torcedores do Santa Cruz tomaram as redes sociais, com a esperança de que o Cobra-Coral receba a vaga do Pouso Alegre. Por ter sido rebaixado da Série C à D, o Pousão tem vaga nacional por causa da CBF - e não devido à Federação Estadual.
De acordo com levantamento do portal Última Divisão, as vagas dos clubes de um estado, mesmo que via CBF, costumam permanecer com o mesmo estado, ainda que com desistências.
Desta forma, o Santa Cruz só conseguiria uma vaga mineira mediante mudança no regulamento. Os torcedores do Santinha defendem a tese de que uma das vagas seja repassada ao Santa, por causa do ranking de clubes.