A Federação Inglesa de Futebol (FA) fez contato inicial com Pep Guardiola, técnico do Manchester City, para discutir a possibilidade de ele assumir o cargo de treinador da seleção inglesa, segundo a imprensa ingelsa. A Inglaterra busca um substituto em longo prazo para Gareth Southgate, que deixou o cargo após a derrota na final da Euro 2024 contra a Espanha.
De acordo com o jornal The Times, o contato informal com Guardiola foi feito no início desta temporada, mas o ex-técnico do Barcelona ainda não deu uma resposta à FA sobre o possível interesse em assumir a seleção nacional.
Além de Guardiola, a FA também está considerando outros nomes para o cargo, uma vez que Lee Carsley, treinador interino, parece cada vez mais distante de garantir a função de forma definitiva.
O Manchester City deseja manter Guardiola, cujo contrato termina no fim desta temporada, mas o futuro do treinador está incerto, especialmente com o processo judicial que o clube enfrenta na Premier League, o que pode influenciar sua decisão.
No último fim de semana, Guardiola afirmou à televisão italiana: "Ainda não decidi sobre meu futuro e não é verdade que serei o próximo treinador da Inglaterra. Se eu tivesse decidido, eu diria, mas não sei. Qualquer coisa pode acontecer."
Guardiola, que esteve recentemente em Abu Dhabi para reuniões comerciais com o presidente do City, Khaldoon Al-Mubarak, prometeu informar o clube o quanto antes caso decida não renovar seu contrato, permitindo tempo suficiente para encontrarem um sucessor.
Entre os outros nomes mencionados como possíveis opções para a seleção inglesa estão Thomas Tuchel, Eddie Howe e Graham Potter, que também aparecem na lista..