Coluna do Pedro Vieira
Segundo vem sendo especulado tanto na imprensa brasileira como na imprensa portuguesa, o Flamengo está interessado na contratação de Al Musrati, volante do SC Braga, de Portugal. Assim sendo, decidi falar um pouco sobre o jogador e sobre as características dele.
Percurso
Atualmente com 27 anos, Al Musrati nasceu em Tripoli, na Líbia. Após seu tio tê-lo visto jogar na rua com amigos, conversou com a mãe dele e deixou bem claro que precisava levá-lo para o Al Ittihad. O Al-Ittihad é o maior campeão da Líbia, com 18 títulos, e foi lá que Al Musrati deu os primeiros passos num clube de futebol. O percurso começou nas categorias de base do clube e culminou na chegada ao time principal, em 2013.
Quatro anos depois, foi contratado pelo Vitória SC, de Guimarães. Inicialmente, começou por atuar no time B, até que fez a estreia na Primeira Liga em 2019. Nessa mesma temporada, foi emprestado ao Rio Ave, onde ficou por meio ano. Foi lá que foi treinado por Carlos Carvalhal pela primeira vez e onde se destacou inicialmente em Portugal. Após o empréstimo, ele não retornou ao time vimaranense. Pelo contrário, reforçou o rival SC Braga, acompanhando Carvalhal, em agosto de 2020. É no Braga que permanece até hoje e onde vem tendo destaque temporada após temporada.
Características
Al Musrati é um volante alto, com cerca de 1.89m. Também se destaca pela força física, que ele sabe utilizar muito bem de forma a manter e a ganhar a bola.
Na última temporada, foi o volante com mais interceptações por partida (2.0) no Campeonato Português, além de ter sido o 13º jogador com mais desarmes na competição (2.4).
Ademais, mesmo sendo primeiro volante (também já jogou como segundo volante), é um jogador que sabe quando e como pode pressionar alto, como mostra o seguinte vídeo:
É um volante que se destaca pela capacidade de recuperação de bolas, mas, ao contrário do que se possa pensar, não é um jogador unicamente destrutivo. Musrati tem uma grande capacidade de organização de jogo, uma ótima qualidade de passe, não tendo medo de arriscar passes verticais (teve uma média de 6.9 passes progressivos por partida), e uma excelente qualidade de passes longos. Aliás, nesse último parâmetro foi o segundo melhor jogador da Primeira Liga. Teve 7.0 bolas longas precisas por partida, atrás de Enzo Fernández (9.0) e na frente de Seba Pérez (4.3).
A assistência abaixo é um excelente exemplo da qualidade de passe do volante líbio.
Além disso, é um jogador que tem uma ótima capacidade para fazer gol na sequência de bolas paradas. Seja de cabeça ou com os pés, Musrati é capaz de criar perigo, principalmente nos escanteios do seu time.
Por fim, embora esteja longe de ser o principal cobrador de pênaltis do Braga, Musrati já mostrou frieza da marca dos 11 metros na hora de fazer gol, por mais do que uma vez.
Idioma
Mesmo estando em Portugal desde 2017, Musrati concede todas as entrevistas em inglês, pelo que é possível assumir que não é fluente na língua portuguesa ou, pelo menos, que não se sente à vontade para comunicar através dela. Ainda assim, é presumível que saiba o básico do idioma, quer seja no dia a dia, quer seja no vocabulário do futebol.
Seleção
O líbio disputou 42 partidas pela sua seleção, tendo marcado 2 gols. A última convocação foi em março de 2023. Não esteve presente nos jogos de novembro e setembro devido a diferentes lesões.
Veja também: