A temporada 2024 está prestes a iniciar na Coreia do Sul. Com a primeira rodada marcada para os três primeiros dias de março, a K-League 1, primeira divisão do país asiático promete muitas emoções em suas primeiras partidas.

E se tem um brasileiro que está animado pela nova temporada é Yuri Tanque, que atua pelo Jeju United. Nascido no interior de Goiás e criado em Minas Gerais, na cidade de Nova Era, o brasileiro foi o artilheiro da sua equipe na K-League 1 2023 e 6º artilheiro da liga, sendo o terceiro brasileiro. Ao todo, no ano, foram 11 gols e 4 assistências em 37 partidas disputadas pela liga e pela Copa da Coreia. Ele falou o que projeta para o novo ciclo:

“Voltei muito animado e com muita expectativa para essa nova temporada. O primeiro ano, que costuma ser um tempo mais desafiador e que necessita de adaptação, foi muito bom para mim e, agora que já estamos estáveis no país, declaro que será um ano extraordinário com números ainda mais surpreendentes, em nome de Jesus. Quero poder brigar por títulos e tudo aquilo que o clube almeja”, disse o centroavante.

Porém, para se adaptar bem à maratona de jogos, Yuri Tanque acredita que uma boa pré-temporada será de extrema importância. Isso porque a equipe do brasileiro teve mudanças, tanto em sua comissão técnica quanto no elenco, inclusive, com a chegada de mais dois brasileiros. Na Coreia entretanto, o período preparatório para a competição dura cerca de dois meses, o que Yuri avalia como positivo.

“Mudanças requerem adaptação. Por isso precisamos de tempo para que todos entendam as características de cada um e isso nós temos de sobra pois a pré-temporada coreana dura quase dois meses. Usaremos esse tempo para o preparo físico, aperfeiçoar o entrosamento entre nós e compreender as movimentações táticas do novo treinador visando uma excelente temporada, em nome de Jesus”, concluiu o camisa 9.

O Jeju United faz sua primeira aparição na K-League 1 2024 no dia 2 de março, fora de casa, diante do Gangwon, visando já uma primeira vitória. A bola rola às 4h30(horário de Brasília).

Carreira

Yuri nasceu em Goiás, na cidade de Porangatu, mas viveu a vida inteira no interior de Minas Gerais, em Nova Era. No Brasil, atuou por clubes como Ponte Preta, Coimbra, Ferroviária, Capivariano e Guarani, tendo maior destaque nos dois últimos, quando anotou 17 gols e forneceu suas assistências em 37 jogos, em 2022. Além destes, coleciona também duas passagens pelo futebol do exterior, no Gainare Tottori, do Japão(2019), no Leixões, de Portugal(2021), e o próprio Jeju United, clube que defende atualmente. Na base, atuou pelo Cruzeiro, Atlético Mineiro e Ponte Preta.