O presidente de Angola, João Lourenço, anunciou nesta quinta-feira (21) que a Seleção Angolana de futebol, os Palancas Negras, enfrentará a Argentina, atual campeã mundial, em um amistoso a ser realizado em Luanda, no próximo ano. O confronto será uma das celebrações pelo 50º aniversário da independência do país, que ocorre em 11 de novembro de 2025.

A iniciativa foi destacada pelo presidente como uma forma de aproveitar o bom momento vivido pela Seleção Angolana, comandada pelo técnico português Pedro Gonçalves. Os Palancas Negras garantiram uma vaga na Copa das Nações Africanas (CAN) 2025 sem qualquer derrota nas eliminatórias.

"Aproveitando este bom momento de nossa seleção, entendemos, no quadro das comemorações do 50º aniversário da independência nacional, convidar a Seleção Argentina para vir a Angola no próximo ano e jogar contra os nossos Palancas", afirmou João Lourenço.

Além do amistoso, o governo angolano está organizando uma série de atividades políticas, sociais, culturais e esportivas para marcar meio século de independência do país, conquistada em 11 de novembro de 1975.