O Seattle Seahawks surpreendeu a todos e anunciou Mike MacDonald como o novo head coach da equipe para 2024, o que podemos esperar disso?
De antemão, sabemos que foi um ótimo negócio para Seattle. Se você não o conhece, Mike foi o coordenador defensivo daquela defesa insana de Baltimore Ravens na temporada de 2023/24, e organizou o que parecia muito confuso. Ravens teve sem dúvidas a melhor defesa da liga nessa temproada, e MacDonald, obviamente, tem uma parcela imensa de moral nisso.
Além disso, todos os jogadores que faziam proteção ao Lamar ou até mesmo eram da linha defensiva foram muito bem, mas tem um em específico que chamou a atenção.
Kyle Hamilton, que foi draftado em 2022, a escolha de número 14 naquele ano. Kyle foi o maior destaque da temporada do Ravens sem dúvidas. O safety terminou a temporada com 63 tackles e uma média de 3.0 sacks por jogo. Absurdo!
Entretanto, nem tudo são coisas lindas no mundo do Seahawks. Não sabemos ao certo se Mike já se provou pelo simples fato do DNA defensivo de Baltimore ser muito forte. A cerca de cinco anos, a defesa dos Ravens bate de frente com as melhores da liga. Também não sabemos da maneira que ele irá se comportar como um head coach, sendo que em todos os anos da sua vida ele trabalhou como coordenador defensivo e como auxiliar de defesa.
Como jogava o Baltimore Ravens e Michigan de MacDonald?
Com o estilo de sempre tentar extrair o máximo do atleta e passivo até demais, Mike abusava muito de defensive stunts. E agora vamos para o que eu considero o maior problema da gestão Mike: o spam desnecessário de blitz em situações de 3-4. Perceptível até demais que o Ravens foi eliminado pelos Chiefs pelo fato da blitz não ser uma marcação útil contra qbs móveis e com profundidade alta de passe, e isso pode ser um problema muito grave.
Mac também utiliza muito a forma de defesa com 3 jogadores cedendo pressão ao quarterback para que os linebackers se alinhem com os cornerbacks, deixando assim, uma janela muito pequena de passe para o quarterback que está o enfrentando.
Em muitas das vezes, o treinador também utiliza diversas blitz de canto, para depois girar a defesa e obter cobertura na parte central do campo, com os linebackers fazendo a cobertura na lateral, fazendo assim, o famoso 'quadrado de Baltimore', muito citado nessa temporada.
No Ravens, Mike contou com muitos talentos que devem ser geracionais daqui pra frente, e é o caso de Kyle Hamilton e também da lineback central da franquia.
Sacks e interceptações em 2023/24:
O Ravens foi o time que mais forçou sacks e ints na temporada, e isso é algo que passa muito por Mike. A forma de criar fakes para que o ataque adversário entre em um man coverage permitia que os CB do Ravens tivessem um fácil acesso ao quarterback, sendo assim, cometendo o sack.
E não se engane: A marcação em zona de Baltimore também foi muito elite essa temporada. Mas isso foi citado aqui: o excelente trabalho da secundária da equipe facilitava muito essa questão dos sacks. Com um acompanhamento bom dos linebackers e do EDGE na marcação individual, o trabalho da linha defensiva primária era só correr para o abraço para o sack.
Contudo, o otimismo em Seattle é muito forte. Com uma reformulação apostando na juventude de MacDonald, a equipe tem tudo para engrenar de vez na NFC Oeste. Em suma, caso o treinador consiga desenvolver nomes como Njigba e Whiterspoon, Seattle chega muito forte para a temporada.
Agora, nos resta ver como será esse trabalho ofensivo do coach, já que ele mostrava ser um treinador que adorava jogadas de play-action e já coordenou running backs na temporada de 2008-09, por Cedar Shoals.