De acordo com o ge, o Flamengo voltou a debater o projeto de ter um clube na Europa, com intuito de internacionalizar sua marca. O modelo não está definido e não necessariamente será de compra em um primeiro momento. O clube carioca estreita laços com o Leixões, de Portugal.

A intenção do Rubro-Negro é abrir as portas no mercado europeu, gerando visibilidade, tendo receita (em Euro) e criando uma vitrine na Europa para alguns do atletas, principalmente os mais jovens. Um estudo que já virou pauta no Flamengo aponta que os jogadores que atuam na Europa são 20% mais caros do que os da América do Sul.

Essa discussão traz força para que o projeto seja viabilizado. Uma possibilidade é uma parceria inicial e posteriormente a compra. A projeção é que o clube tenha um custo baixo no processo e receba para que sua marca seja utilizada. No momento, o Flamengo não tem um clube definido para reviver esse projeto.

Porém, o Leixões, atualmente na segunda divisão de Portugal, surge como um forte candidato. Os clubes e seus representantes intensificaram os contatos há alguns meses. O presidente da SAD do clube português, André Castro, participou de reuniões com membros da alta cúpula do Flamengo.

O Leixões também se torna um bom candidato por estar localizado em Portugal. Internament,e o país é visto como base ideal pela quantidade de brasileiros e, consequentemente, torcedores do Flamengo.