Um estudo do Observatório de Futebol CIES, divulgado nesta quarta-feira (14), fez um levantamento dos clubes com mais seguidores nas redes sociais e mostrou o Flamengo como o não-europeu com o maior número. O estudo leva em consideração as quatro principais plataformas da atualidade (Twitter, Instagram, Facebook e TikTok).

No geral, o Rubro-Negro Carioca apareceu na 14º colocação, como o brasileiro mais bem colocado. No total, o Flamengo tem 49,7 milhões de seguidores nas quatro redes. O clube brasileiro está à frente de equipes como Borussia Dortmund e Atlético de Madrid.

De acordo com o estudo, os outros não-europeus melhores colocados são o Al-Ahly, do Egito (44,8 milhões); o Galatasaray, da Turquia (40,1 milhões); e o Al-Nassr, da Arábia Saudita, que teve um crescimento recente coma chegada de Cristiano Ronaldo (32,2 milhões).

Já em relação aos brasileiros, o segundo melhor colocado é o Corinthians, que aparece na 20ª posição, com um total de 31,5 milhões de seguidores. O São Paulo é o 32º, com 18 milhões, e o Palmeiras é o 36º, com 15,6 milhões de fãs nas redes. Santos (42º), Vasco (43º), Grêmio (46º) e Atlético-MG (48º) são os outros brasileiros entre os 50 primeiros.