Flamengo e Red Bull Bragantino estão trabalhando nas minutas do contrato de Léo Ortiz para oficializar o acordo. É questão de tempo para que o negócio seja anunciado. O principal fator que impede é a vontade do Massa Bruta em ter o zagueiro nas partidas contra o Botafogo.
Segundo a jornalista Raisa Simplicio, da GOAL, o estafe do defensor é contra a utilização. Eles não enxergam sentido no jogador entrar em campo diante do Botafogo. O primeiro motivo é que, caso Léo Ortiz fique lesionado, a transação será cancelada, já que o Flamengo adicionará uma cláusula de proteção.
Além disso, o jogador entraria em campo com medo de se lesionar para não desfazer o acordo fechado com o Rubro-Negro. Sendo assim, não valeria a pena para nenhum dos dois lados a utilização. A tendência é que o acordo seja anunciado nos próximos dias.
A negociação durou aproximadamente quatro meses, com o Flamengo viajando para negociar com o Red Bull Bragantino somente na reta final da janela de transferências. O clube carioca decidiu ser mais incisivo nos últimos seis dias para satisfazer um pedido do técnico Tite.