Um dos movimentos de mercado do Flamengo, a chegada de Douglas Costa está praticamente descartada. De acordo com o jornalista Gabriel Reis, o 'Paparazzo Rubro-Negro', a rejeição da torcida e votos contrários de membros da cúpula rubro-negra fazem com que o atacante dificilmente jogue no clube carioca.
A repercussão negativa aconteceu após encontro de Marcos Braz e Douglas Costa, na qual o jogador demonstrou interesse em retornar ao futebol brasileiro. A diretoria foca em outros jogadores da posição. Além da resistência interna e externa, um dos fatores que pesa é o atacante não querem reduzir muito seus vencimentos.
Atualmente, Douglas Costa recebe cerca de R$ 2 milhões no Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos. A contratação é considerada de risco pela cúpula do Flamengo. Sendo assim, o destino mais provável, no Brasil, é o Grêmio, com o qual o jogador já se reuniu anteriormente.
Enquanto o atacante está praticamente descartado, quem chega à Gávea é Gerson. Após uma negociação difícil com o Olympique de Marselha, o Flamengo chegou num acordo com o clube francês e espera anunciar o reforço na primeira semana de 2023.