Uma das contratações mais caras e contestadas de 2023, o atacante Stiven Mendoza, pode estar de saída do Santos. Depois de interessar ao Millonarios e ao Junior Barranquilla, ambos da Colômbia, o jogador entrou no radar do Al-Riyadh, da Arábia Saudita, que é dirigido pelo técnico Odair Hellmann, que dirigiu o Santos no primeiro semestre de 2023.
Com um alto salário no Santos, de acordo com os padrões traçados para a atual temporada, a diretoria santista espera negociar o jogador, para diminuir sua folha salarial. Com exclusividade ao Meu Peixão, o técnico Odair Hellmann afirmou que o nome interessa e "estamos avaliando a possibilidade de uma possível contratação".
O jogador que foi atuou pelo Ceará em 2022 atuou em 53 jogos, fez 20 gols e distribuiu 3 assistências. Já pelo Santos em 2023, o colombiano atuou em 45 jogos, fez 10 gols e distribuiu 3 assistências.
O Santos estreia na temporada 2024 no dia 20 de janeiro contra o Botafogo, em Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista. Além do estadual, o Santos terá apenas o Campeonato Brasileiro da Série B, sem competições internacionais e a Copa do Brasil em 2024.
Para a temporada 2024, o técnico Fábio Carille deve contar com um elenco de no máximo 35 nomes. A diretoria procura negociar os jogadores que não serão aproveitados, para diminuir a folha salarial, que no final de 2023 era de R$ 12 milhões. Até o momento, o Santos acertou a contratação do zagueiro Gil, os laterais, Aderlan, Hayner e Jorge, os volantes João Schmidt e Diego Pituca, os meias Giuliano e Otero, além dos atacantes Marcelinho, Willian Bigode e Guilherme.