O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julga, nesta quinta (4), a apelação do Santa Cruz contra a classificação do Democrata-SL à Série D de 2024.
O Santa Cruz defende que o clube mineiro não conquistou a vaga na quarta divisão corretamente. O Democrata foi rebaixado em último lugar no estadual de 2023, mas "herdou" a vaga nacional após as desistências de Villa Nova e Democrata-GV.
Os pernambucanos pleiteiam a vaga do Democrata, sob a argumentação de que o Santa é o clube sem divisão melhor classificado no ranking CBF.
Democrata se defende
Em nota, o Democrata afirmou ter recebido com "surpresa e tranquilidade" o processo do Santa Cruz. O Jacaré relembrou que a vaga em questão pertence a Minas Gerais, e que recebeu o convite seguindo o que está estabelecido no regulamento de competições do Campeonato Mineiro.
O Democrata relembrou, inclusive, que já participou do Conselho Técnico da Série D, e teve sua participação confirmada pela própria CBF.
Paralisação da Série D?
O Santa Cruz pede que o início da Série D seja suspenso, caso o processo não seja julgado em tempo.
O início da competição está marcado para o dia 28 de abril, um sábado. O Democrata-SL estreia recebendo o Nova Iguaçu, na Arena do Jacaré.