Clube com menos de dois anos de fundação, o Itabirito está disputando seu primeiro Campeonato Mineiro do Módulo I na história. Por falta de condições técnicas, o Gato não pode mandar seus jogos na competição em Itabirito, e fechou acordo para jogar na Arena Independência.
A estreia como mandante na primeira divisão estadual não foi das melhores. Mesmo demonstrando competitividade, o Itabirito foi superado pelo Villa Nova, por 2 a 0, na manhã deste domingo (28).
Apesar disso, o clube segue quebrando marcas importantes. Ao escolher o Independência - estádio do América - para mandar a partida, tornou-se o 8º clube a realizar tal feito no século XXI.
Desde a reinauguração do estádio em 2012, nove clubes profissionais já escolheram o local como sua casa, ao menos uma vez: América, Atlético, Cruzeiro, Coimbra, Tombense, Caldense, Athletic, Villa Nova e Itabirito.
Desses clubes citados acima, apenas o exemplo do Coimbra se assemelha à situação do Gato. O Grande Clube de Contagem também precisou escolher um estádio para ter como sua casa, por toda sua campanha dos Estaduais de 2020 e 2021. À ocasião, o desempenho geral não foi satisfatório: uma vitória, cinco empates e quatro derrotas, em 10 partidas como mandante nas duas temporadas.
Vítima do Próprio Sucesso?
O Itabirito dificilmente conseguiria "ajeitar" seu estádio para mandar jogos da primeira divisão mineira. Isso porque o Estádio Coronel Afonso Moura tem estrutura muito simples, e apenas uma arquibancada - com capacidade inferior a mil lugares.
A ascensão meteórica de um clube com menos de dois anos de vida é emocionante, mas fez do Gato uma "vítima do seu próprio sucesso". Por ser muito novo, ainda está consolidando sua estrutura - o que demanda tempo. Para se ter uma ideia, as categorias de base do time ainda estão em fase final de implantação.
Apesar disso, fontes próximas à diretoria do Itabirito dão conta de que o clube tem planos ambiciosos para reformar seu estádio na cidade. Desta forma, seria possível jogar dentro da região que abraçou o time grená.