Amigas e amigos. É inegável que Atlético, Cruzeiro e América têm as três camisas mais conhecidas de Minas Gerais. Também é certo que serão os clubes envoltos nas competições mais relevantes do Brasil, em 2024.

Apesar disso, engana-se aquele que acha que o futebol mineiro se limita apenas a Belo Horizonte. Minas terá diversas realidades - e diferentes desafios durante o ano.

Para começar: teremos nove representantes mineiros no Campeonato Brasileiro. Galo e Raposa na Série A, América na B, Athletic e Tombense na C, e o quarteto formado por Villa Nova, Democrata-GV, Ipatinga e Pouso Alegre, na Série D.

Se tratando de Copa do Brasil, serão seis representantes: o trio de BH, Villa Nova, Tombense e Athletic. E em competições da Conmebol, Atlético na Libertadores, e Cruzeiro na Sul-Americana.

Apenas o estado de São Paulo colocará mais clubes em campo em torneios nacionais neste ano. Isso demonstra a evolução competitiva de Minas Gerais no "esporte bretão", mesmo com todos seus problemas.

https://twitter.com/villanova_ac/status/1740444373274579284

Você nem precisa ir para muito longe da capital para atestar essa evolução. Ali em Nova Lima, na Região Metropolitana, vemos um tradicional Villa Nova saindo das cinzas, e voltando a desbravar o Brasil. A parceria técnico-operacional com o Coimbra fez o Leão renascer.

Viajando algumas centenas de quilômetros, encontraremos um Ipatinga disputando a Série D. O Tigre tem muita história, um estádio lindo, e vai pintar metade do Vale do Aço de verde. A outra metade pertencerá ao Democrata: a Pantera Cor de Raça.

https://www.instagram.com/p/CwtN77OxMrt/

Também é importante ter clubes emergentes, mas com projetos ambiciosos. Neste cenário, o Athletic Club desponta como um grande favorito a fazer bonito em 2024 - tal como fez em 2023. A diretoria do Esquadrão é competente, São João Del Rei abraçou o projeto, e a Arena Unimed vive com lotação máxima.

Ter clubes lutando e vencendo uma Libertadores e uma Série A é muito importante. Mas a força de um estado se mede pela capacidade de conquistar o Brasil em diversas frentes diferentes. São Paulo é mestre nisso, tendo o melhor estadual do país, e times que entram todo ano para vencer as quatro divisões nacionais.

https://twitter.com/athleticclubmg/status/1700985903622373634

Minas Gerais ainda está um pouco longe desta realidade. Mas é abraçando diversos desafios que chegaremos lá. Minas tem o maior estado do sudeste, com dimensões maiores que países inteiros. É possível aliar a tradição à competência, e fazer da "Terra do Pão de Queijo" o lugar mais temido para todo e qualquer adversário. E isso começa por valorizar o futebol mineiro além de Belo Horizonte.