Cruzeiro e Grêmio decidem, na próxima quarta-feira (31), quem se classificará para as quartas de final da Copa do Brasil deste ano. Essa, no entanto, não é a primeira vez que os dos maiores vencedores do torneio se enfrentam em competições de mata-mata.
Mineiros e Gaúchos já se esbarraram por sete vezes em duelos que valiam classificação para a fase seguinte. Nesse sentido, o Cruzeiro tem larga vantagem sobre o rival, com seis classificações de sete possíveis.
A primeira vez em que as duas equipes se enfrentaram "valendo vaga", foi na Taça Brasil de 1966. Naquela ocasião, a Raposa segurou o empate jogando fora de casa e venceu por 2 a 1 diante da sua torcida para avançar para as semifinais.
Na Copa do Brasil, competição desta quarta, os times se enfrentaram três vezes: na final de 1993 e nas semifinais de 2016 e 2017. Em 93 e 2017 o clube mineiro levou a melhor, enquanto em 2016 a vaga ficou com o time do Rio Grande do Sul.
Além dessas vezes, os rivais se encontraram ainda nas quartas de final da Libertadores de 1997 e na semifinal da mesma competição, em 2009, e nas quartas de final da Primeira Liga, em 2017. Em todas as oportunidades a Raposa saiu com a classificação.
A bola rola para Cruzeiro e Grêmio nesta quarta, a partir das 20h (de Brasília), no Mineirão. A transmissão da partida é exclusiva do Amazon Prime Video.