Para inaugurar a temporada 2024 do futebol catarinense, Criciúma e Marcílio Dias disputaram a Recopa Catarinense na última terça-feira. Como de costume nos últimos anos, os campeões do estado (estadual e copa regional respectivamente) se enfrentaram na casa do campeão estadual. Dominando os 90 minutos de jogo, o Criciúma levou a melhor, vencendo por 2 a 0, e conquistou esse título inédito.
A partida marcou o reencontro do Tigre com sua torcida, união muito destacada na campanha de acesso à Série A do Brasileirão. Os "apenas" 10 mil torcedores viram uma prévia do que esperar no estadual: superioridade. Em campo, Tencati escalou uma equipe sem estreantes, no meio usou Barreto, Felipe Mateus e Marquinhos Gabriel, e fez um trio de ataque com Felipe Vizeu, Claudinho e Éder.
A qualidade da equipe de Série A prevaleceu e levou o Criciúma ao intervalo já com a vitória encaminhada. Felipe Vizeu abriu o placar após cruzamento de Éder aos 32 minutos, e o camisa 23 ampliou a vantagem em jogada de escanteio aos 40. No segundo tempo o técnico carvoeiro fez testes, o uruguaio Barcia e o centroavante Renato Kayzer estrearam, além da entrada de jovens da base.
Fala Professor
Na coletiva, Tencati destacou a presença da torcida e justificou a escolha do 11 inicial, "Eu adotei iniciar com a base do ano passado por já ter afinidade, já tem entendimento da parte tática, na maior parte do tempo o time estava organizado", explicou.
Questionado sobre o físico do elenco ele destacou que apenas o ritmo de jogo vai trazer o condicionamento ideal "Você só vai ganhar o ápice físico treinando e jogando [...] os atletas estão em processo de evolução, todos, veja pelo Felipe Mateus, quantas vezes ele saía de campo? Raramente", destacou.
O próximo compromisso do Criciúma é no sábado, dia 20 contra o Figueirense às 16h30 no Heriberto Hulse, o jogo será a estreia das equipes no Campeonato Catarinense.