O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai reavaliar nesta quinta-feira (04), a suspensão do atacante Alef Manga, do Coritiba. O jogador, vale lembrar, está punido até agosto por envolvimento em um esquema de apostas para manipulação de jogos de futebol.
Manga já cumpriu 50% da sua pena e pode ter sua liberação antecipada nas próximas horas para poder voltar a jogar profissionalmente. Segundo o advogado dele, Levy Leonardo Monteiro, a expectativa é de que a conversão da pena aconteça e tudo caminhe tranquilamente.
"Vou me reunir com o presidente da entidade (STJD) para discutirmos os termos da conversão da pena disciplinar do atleta Alef Manga, que já cumpriu mais de 50% da pena e já recolheu aos cofres da CBF a multa que lhe foi aplicada. Portanto, o que nos resta, agora, são apenas detalhes para que de forma definitiva retribuir o atleta às suas atividades profissionais", afirmou o advogado Levy Leonardo Monteiro, ao ge.
Alef Manga já está treinando no CT da Graciosa, mas em turno inverso ao do restante do elenco. O clube decidiu liberar o jogador para voltar a treinar no CT há três semana. A ideia do Coxa com a volta do atleta aos treinos é aprimorar sua parte física para que, quando estiver liberado, não demore a estar 100% para atuar.
Vale lembrar que, inicialmente, havia expectativa de que Alef Manga fosse liberado para voltar aos gramados no fim de janeiro. No entanto, o STJD decidiu cancelar as reversões de pena dos jogadores envolvidos na Operação Penalidade Máxima. O órgão definiu que os pedidos só seriam aceitos a partir de abril.
Alef Manga foi suspenso por 360 dias, em agosto de 2023, por ter recebido cartão amarelo no jogo contra o América-MG, em 2022.