A vitória diante do Flamengo no último domingo (01) deu ao torcedor do Corinthians um certo alívio, mas o time paulista ainda tem uma longa caminhada para tentar evitar o seu segundo rebaixamento na história. Até o momento, os 25 pontos conquistados, com 33% de aproveitamento, não foram suficientes para manter o clube fora do Z-4.
Apesar de o futebol não ser uma ciência exata, desde que o Brasileirão passou a ser com 20 clubes, em 2006, a pontuação considerada para fugir da zona de rebaixamento é a de 45 pontos. Em apenas duas ocasiões desde então, o 16º colocado, última posição para se manter na elite somou 46 pontos: o Juventude em 2021, e o Fluminense em 2009.
Ou seja, o Timão precisa alcançar os 45 pontos para o seu torcedor respirar aliviado. Para isso, faltaria somar 20 pontos nos últimos 13 compromissos pelo Brasileirão. Essa soma obrigará o alvinegro a vencer pelo menos quatro jogos. Neste caso, ainda teria que empatar outro jogos e perder apenas um.
Em caso de vitória em cinco partidas - mesmo número de vitórias do time nas primeiras 25 rodadas do Brasileirão -, o time teria que empatar outras cinco, podendo perder três. Além disso, vencendo seis vezes nos últimos 13 jogos, o Corinthians praticamente afasta o risco de queda. Faltariam dois empates para chegar aos 45 pontos.
Por fim, no panorama mais tranquilo, sete vitórias nos últimos 13 jogos seriam suficientes para o time paulista se manter na elite do futebol nacional.