Chamado de "Salvador de Hollywood" por ninguém mais ninguém menos que Steven Spielberg, Tom Cruise é um dos principais nomes da atualidade no cinema. Aos 61 anos, ele segue participando de diversos filmes de ação, como "Top Gun" e "Jack Reacher - O último tiro".

Porém, seu principal trabalho é a franquia "Missão Impossível" onde interpreta o protagonista Ethan Hunt há mais de 27 anos. O mais especial sobre a saga é a participação direta do ator nas cenas de ação mais perigosas. Tom já declarou que prefere gravar as acrobacias ao invés de seus dublês em diversas oportunidades.

Tem a ver com como vamos contar as histórias. Isso nos dá liberdade de posicionar as câmeras em lugares que, normalmente, não conseguimos

Tom Cruise, em entrevista ao site Screenrant, em 2021

Desde o primeiro filme da saga, o personagem de Tom Cruise passa por diversas provações cheias de emoção, desde combates até perseguições em alta velocidade. No entanto, sua aptidão para acrobacias só foi explorada anos após o lançamento do primeiro longa.

O prédio mais alto do mundo

Divulgação/Paramount Pictures

A primeira das grandes façanhas de Cruise ocorreu em "Missão Impossível - Protocolo Fantasma", quarto filme da franquia. Em determinada cena da trama, o personagem Ethan Hunt fica pendurado do lado de fora do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, com 820 metros de altura, localizado em Dubai.

O diretor do longa, Brad Bird (Ratatouille, Os Incríveis) afirmou em entrevista à Radio Times que a cena resultou em 35 janelas quebradas a aproximadamente 520 metros do solo, altura em que o ator se expôs durante as gravações.

Avião em movimento

O quinto filme da franquia, "Missão Impossível - Nação Secreta" conta com mais duas cenas perigosas para o ator. Em uma delas, durante uma perseguição, Ethan Hunt decola em uma aeronave a mais de 300 metros de altura e 180 quilômetros por hora. O diferencial da cena é que o protagonista ficou amarrado por um cabo de suspensão à asa do avião.

https://www.youtube.com/watch?v=OKwd_qN662w
Reprodução/Paramount Brasil

A equipe de ação do longa revelou que foram necessárias 8 tomadas da cena até que o ator estivesse satisfeito com o resultado. O take contribuiu para que o quinto filme tivesse a maior estreia da franquia até então.

Performance subaquática

Além do "voo", "Nação Secreta" também contou com mais uma cena em que os nervos de Tom Cruise foram colocados à prova. Dessa vez, o ator precisou acessar um compartimento submerso sem acesso a equipamentos profissionais de mergulho.

Tom declarou que fez treinamentos para aprender a controlar sua frequência de seus batimentos cardíacos e segurar sua respiração embaixo d'água. A cena contou com auxílio de aperfeiçoamento por computação gráfica, mas também com o incrível desempenho do ator, que chegou a ficar até 6 minutos submerso.

Divulgação/Paramount Pictures

Técnica militar

O sexto filme (Missão Impossível - Efeito Fallout), lançado em 2018, também não poupou adrenalina para Tom Cruise. O momento mais marcante das gravações certamente foi o salto de paraquedas que o ator realizou utilizando a técnica militar de High Altitude-Low Opening (em português: Altitude Alta-Abertura Baixa), ou simplesmente HALO.

https://www.youtube.com/watch?v=2BnOebsDtAQ
Reprodução/Paramount Pictures

A cena consagrou Tom como o primeiro ator a realizar a manobra em um filme. O empenho foi tanto que custou um ano de treinamento especializado para o salto. Assim como o ator, o cameraman da cena também passou pelo mesmo processo e saltou do avião.

Nem tudo são flores

Até então, o "salvador de Hollywood" nunca teve problemas com suas exibições mais arriscadas. Esse fato mudou, porém, no próprio filme lançado em 2018. Em uma das perseguições de "Efeito Fallout", Ethan Hunt deve saltar de um prédio para o outro. Novamente, Tom Cruise realizou a acrobacia sem o auxílio de dublês.

No entanto, o ator ficou afastado das gravações após quebrar o tornozelo ao realizar o salto. Durante o programa britânico "The Graham Norton Show", Tom Cruise e outros membros do elenco do filme (Rebecca Ferguson, Henry Cavill e Simon Pegg) comentam sobre a cena e sobre a determinação do ator em terminar a gravação da cena antes de ser atendido medicamente.

Eu instantaneamente soube que (o tornozelo) tinha quebrado

Tom Cruise, durante participação no "The Graham Norton Show"

Ás indomável

Tom também tem habilitação para dirigir motos. Ele evidencia essa sua habilidade no lançamento mais recente da franquia, quando salta de uma rampa em alta velocidade sobre duas rodas. A manobra é tida pelo próprio como a mais perigosa que já tentou em câmera.

https://www.youtube.com/watch?v=biWBsCk9ifQ
Reprodução/Paramount Pictures

Mas as performances acrobáticas do americano não se atêm apenas aos filmes de espionagem. Interpretando Pete "Maverick" Mitchell em "Top Gun", Tom foi piloto de jatos militares no aclamado clássico de 1986. O sucesso do filme motivou o ator a se tornar apto a pilotar aeronaves, conquistando a habilitação em 1994.

Por isso, algumas de suas cenas na continuação de 2022 foram realizadas pelo próprio Tom, que tem um hangar pessoal além de autorizações de voo e licenças comerciais para outros veículos como barcos e jatos.