A temporada de ensaios técnicos na Sapucaí finalmente começou! E abrindo em grande estilo, o bom público presente na noite deste Sábado (14), foi agraciado com três dos melhores sambas da Série Ouro e uma verdadeira avalanche de samba no pé para finalizar o dia.
Lins Imperial, Inocentes de Belford Roxo e Estácio de Sá foram as escolas que passaram pela avenida Marquês de Sapucaí, e fizeram apresentações bem distintas: a garra do povo da Cachoeirinha, a firmeza (com erros técnicos) da Baixada e a verdadeira tsunami provocada pela comunidade de São Carlos, que "joga em casa".
Lins Imperial
Com a poderosa releitura de "Madame Satã", enredo da escola de 1990, "Madame Satã - Resistir para existir" se mostrou uma escolha muito assertiva dos carnavalescos Eduardo Gonçalves e Raí Menezes. A bravura do enredo, aliada com o excelente "samba manifesto" da escola ditaram o ritmo do ensaio técnico da verde e rosa.
Além do samba, muito bem conduzido por Rafael Tinguinha e Lucas Donato, o casal de mestre-sala e porta-bandeira formado por Jackson Senhorinho e Manoela Cardoso foi o ponto alto da passagem, com um belo bailado e movimentos interessantes em referência ao enredo.
Inocentes de Belford Roxo
A caçulinha da Baixada veio para mostrar que está na briga pelo título da Sério Ouro. O enredo "Mulheres de Barro", onde o carnavalesco Lucas Milato vai contar a história de luta e força feminina através de mulheres capixabas promete muito para a apresentação principal, mas passou pouco pela avenida neste sábado. A ideia da direção da escola foi usar o ensaio em sua função principal - preparar os segmentos.
Podemos dizer que a intenção de preparar os segmentos numa apresentação mais sóbria se mostrou muito válida: a Inocentes apresentou problemas de evolução (abrindo até buraco) e uma harmonia regular na apresentação, em que pese o samba de primeira qualidade conduzido por Thiago Brito. Como a hora para errar é no ensaio, é bom detectar esses pontos para buscar o sonhado título no momento da verdade.
Estácio de Sá
Chega a ser covardia querer comparar o ensaio da Estácio com as co-irmãs. A Sapucaí é o "quintal de casa" do Berço do Samba, que possui sua quadra ao lado do sambódromo. Com isso, os componentes da vermelho e branco foram em peso, e brindaram o público com uma belíssima apresentação.
Depois de apostar na nostalgia com reedição do enredo sobre o Flamengo, o Leão vem contar uma belíssima história desenvolvida pelo carnavalesco Mauro Leite: "São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!". Um bom enredo que rendeu um bom samba, muito bem interpretado por Tiguaná.
Com todos os aspectos de chão muito bem alinhados, a Estácio mostrou que se depender de sua bandeira e comunidade, vem para um forte desfile. Fechou com chave de ouro e botou mais expectativa para os próximos ensaios.
Próximo ensaio da Série Ouro
As escolas da Liga-RJ voltarão ao sambódromo no próximo sábado (21/01), com 4 ensaios que prometem bastante: Arranco do Engenho de Dentro, Ponte, Bangu e União da Ilha. As apresentações começam às 20:00 e a entrada é gratuita.