A Experimenta da Ilha da Conceição é a grande campeã dos desfiles das escolas de samba de Niterói em 2024. A escola, que fará 17 anos no próximo dia 12, levou o enredo “Afastem-se gabirus! Sou pirata, guardião do meu tesouro!” para o Caminho Niemeyer e superou a segunda colocada Magnólia Brasil e a Alegria da Zona Norte, terceira colocada.
O título é o primeiro da história da escola do bairro da Ilha da Conceição, que até então tinha um quinto lugar como melhor colocação na elite do Carnaval niteroiense.
Do outro lado da tabela, o Sabiá, tradicionalíssima escola do carnaval local, terminou na última posição e foi rebaixada para a Série B.
A apuração dos desfiles que ocorreram no último Sábado (3) ocorreu nesta terça-feira (6), no Praia Clube São Francisco. A classificação final ficou da seguinte forma:
- Experimenta da Ilha da Conceição - 179 Pontos
- Magnólia Brasil - 178,4 Pontos
- Alegria da Zona Norte - 178,4 Pontos
- Souza Soares - 178,2 Pontos
- Folia da Viradouro - 177,5 Pontos
- Região Oceânica - 177,4 Pontos
- Império de Araribóia - 177,4 Pontos
- Sabiá - 176,8 Pontos
Os Piratas da Ilha
Para conquistar sua primeira estrela, a escola da Ilha da Conceição contou a história dos piratas, através de elementos do imaginário e conhecido popular, como o Capitão Jack Sparrow, do filme "Piratas do Caribe".
Além do troféu e a estrela no pavilhão, a escola azul e amarelo levou para casa uma quantia de 40 mil reais.
Império de Charitas sobe para a Série A
Charitas também está em festa. O Império, criado em 2019 para reforçar a cultura do samba em um dos bairros mais importantes da cidade, selou sua crescente meteórica com o título da Série B e desfilará na elite niteroiense em 2025.
Tá Rindo Por Que ganha a Série C
Com o enredo "Princesa bantu, escrava ou santa Anastácia do Brasil?" a Tá Rindo Por quê? arrebatou os jurados e levou o título da terceira divisão do carnaval niteroiense. Para 2025, a escola da Engenhoca vai buscar a vaga na elite na Série B.