O Glorioso será representado na Sapucaí! Escola de samba formada por torcedores alvinegros, a Botafogo Samba Clube foi campeã do primeiro dia de desfiles da Série Prata do Carnaval Carioca e conseguiu o acesso para a Série Ouro (equivalente a segunda divisão). Com isso, a agremiação fundada em 2018 fará sua estreia no Sambódromo do Rio de Janeiro em 2025.

Após uma apuração que teve emoção até a última nota, a Botafogo se sagrou campeã do primeiro dia de desfiles da Série Prata da Superliga do Rio com uma pontuação total de 269,3, contra 269,1 da vice campeã Fla Manguaça, escola formada por torcedores do Flamengo. A terceira colocada foi a tradicional União de Jacarepaguá.

Com o enredo "Taina-Kan: A Estrela Solitária", desenvolvido por Marcelo Adnet, Ricardo Hessez e Allan Barbosa, a alvinegra do Engenho de Dentro levou uma lenda karajá para a Estrada Intendente Magalhães, e encantou o público presente com uma boa plástica e um samba enredo forte.

Junto com a agremiação formada por torcedores do Botafogo, a Tradição, tradicional escola carioca, fará seu retorno a Sapucaí após anos desfilando na Intendente. O Condor de Campinho trouxe o enredo "Trono Negro", desenvolvido por Leandro Valente, exaltando a África, e conseguiu o acesso ultrapassando a Renascer de Jacarepaguá na última nota do quesito bateria.

A nota triste da apuração fica no outro lado da tabela. As tradicionais Caprichosos de Pilares e Lins Imperial foram rebaixadas para a Série Bronze, junto com Acadêmicos de Jacarepaguá, Arame de Ricardo, Acadêmicos do Dendê e Força Jovem.