O Botafogo acertou a contratação do atacante Luiz Henrique, do Real Bétis, da Espanha, em uma transferência de valores recordes para o futebol brasileiro. De acordo com o jornalista Fabrizio Romano, especialista no mercado de transferências, o Fogão vai pagar 20 milhões de euros.

Esse valor, em reais, corresponde a R$ 106,6 milhões na cotação atual, se tornando a maior compra de um clube brasileiro em valores absolutos. Anteriormente, o maior valor pago por um clube em um jogador era os R$ 92 milhões que o Flamengo pagou ao Olympique de Marselha por Gerson.

Ainda segundo Fabrizio Romano, a negociação com o jogador envolveu a certeza de uma transferência futura do atleta para o Lyon, da França, que também pertence a John Textor. A tendência é que ele fique no Botafogo, pelo menos, até o meio do ano, quando sua permanência ou já ida ao clube francês será avaliada.

Desde que chegou ao Bétis, em julho de 2022, o atacante se destacou como uma das principais armas do time. Ele foi o líder de assistências da equipe no período, com dez, e o líder em dribles certos (107), segundo dados do SofaScore. Além disso, ele também foi o segundo jogador que mais criou grandes chances de gol (12).

A ideia inicial de Luiz Henrique, vale lembrar, era permanecer na Europa. Porém, John Textor o convenceu a atuar um período no Botafogo, com data marcado para atuar no Lyon. 

Na atual temporada, pelo clube espanhol, o atacante disputou 20 partidas em todas as competições, marcou um gol e deu três assistências.