O Bayern Munique anunciou oficialmente, neste domingo (8), que a camisa número 5 será retirada em homenagem ao lendário Franz Beckenbauer, que faleceu em janeiro aos 78 anos.
Beckenbauer vestiu a camisa do Bayern por 13 anos, acumulando 584 jogos e marcando 78 gols, além de se consolidar como um dos maiores defensores da história do futebol. Duas vezes ganhador da Bola de Ouro, ele conquistou impressionantes 19 títulos como jogador, incluindo três Copas dos Campeões Europeus consecutivas (1974-1976). Como técnico, levou a Alemanha à vitória no Mundial de 1990, repetindo o feito de 1974, quando levantou o troféu como capitão.
Além de suas conquistas em campo, Beckenbauer também brilhou fora dele. Presidiu o Bayern por 12 anos, sendo fundamental para transformar o clube em uma potência global. Para homenagear seu impacto imensurável, o Bayern decidiu que nenhum jogador voltará a usar a icônica camisa 5.
Herbert Heiner, presidente do clube, destacou o papel crucial de Beckenbauer:
"Querido Franz, você fez deste clube o que ele é hoje, um sinônimo para o maior sucesso possível, um estilo único e profunda humanidade. Como jogador, treinador, presidente e companheiro, deu ao FC Bayern o carisma que continua tendo impacto hoje. Franz, sentimos sua falta. O que nos une é a memória. Seu maior legado é o exemplo de humanidade e atenção aos outros."
Heiner reforçou o significado da homenagem:
"Franz Beckenbauer permanecerá intocável, ele será para sempre nosso Kaiser. O número 5 será reservado para um legado único, porque nosso clube e sua história são simplesmente impensáveis sem Franz."