De acordo com o jornal espanhol Marca, a permanência de Busquets no Barcelona ainda é uma possibilidade, mas o clube catalão lhe ofereceu uma redução salarial muito significativa. A oferta foi de 7 milhões de euros brutos por temporada, que é um terço do que o capitão ganha atualmente.

Mesmo consciente da grave situação financeira do clube catalão, Busquets ainda não aceitou esses valores. Ele está avaliando quais ofertas tem fora da Espanha, como da MLS. No entanto, por conta do fair play financeiro, a proposta dos Estados Unidos não seria tão maior assim que a do Barcelona.

Ainda tem a questão emocional, já que Xavi deixou claro que quer a permanência do volante por mais uma temporada por ser uma das peças de confiança. Além disso, a possibilidade de Messi voltar ao Barcelona é outro fator que seduz Busquets a aceitar a redução salarial.

Por outro lado, o espanhol vê que sua saída nessa temporada faria uma despedida de alto nível, pela porta da frente, ganhando o Campeonato Espanhol. O cenário daqui a um ano é incerto, pois não sabe como será o projeto para a próxima temporada e a possibilidade de negociar jogadores por questões econômicas.