A Copa do Brasil sempre foi uma competição que encheu os olhos de diversos clubes.
Seu formato por muito tempo permitiu que clubes modestos pudessem sonhar com um título nacional e uma vaga na Libertadores. Paulista de Jundiaí, Santo André e Juventude foram alguns felizardos. Hoje em dia, com times da Libertadores podendo participar da competição, tudo se tornou mais complicado, o que não impede os sonhadores.
Bahia e Vitória nunca conquistaram e nem sequer se encontraram na competição, mas isso pode mudar nesta temporada. Caso os rivais avancem para as Oitavas de Final, vencendo Criciúma e Botafogo, respectivamente, e o sorteio os coloque frente a frente. Algo que já poderia ter ocorrido na segunda fase.
Os rivais também tem diferentes nível de sucesso na competição nacional.
O mais longe que o Bahia conseguiu ir foi nas quartas de final, atingido a fase por 9 vezes, sem nunca conseguir ultrapassar a barreira. Em 2023, o Tricolor foi eliminado pelo Grêmio nos pênaltis.
O Vitória tem uma história de sucesso maior, o rubro-negro chegou a finalíssima da competição em 2010, mas pela frente encontrou o melhor time do Brasil na época, o Santos e acabou ficando com o vice-campeonato.