A etapa inaugural da Stock Car em Belo Horizonte homenageará uma figura desconhecida por alguns fãs do automobilismo: Toninho da Matta.
Toninho dará nome ao circuito de rua. Mas, afinal, quem é ele?
Quem é Toninho da Matta?
Nascido em Belo Horizonte, Antônio Lúcio da Matta é um ex-piloto, que foi catorze vezes campeão de categorias de turismo nacional.
Ele entrou para as manchetes esportivas após competir em corridas no entorno do Mineirão, nos anos 70. Foi ali onde conquistou a vitória do evento automobilístico mais importante da história de BH até então: os 500 quilômetros de Belo Horizonte.
A qualidade do mineiro a bordo de um Opala modificado chamou a atenção de várias pessoas, e Toninho passou a disputar corridas em todo o Brasil - tendo participado até mesmo da Fórmula 3 europeia.
O piloto conquistou muitas vitórias, num período em que o automobilismo era muito mais perigoso que hoje em dia.
Tal pai, tal filho: legado aumenta
Em 1973, Toninho tornou-se pai de um menino que daria continuidade à presença da família nas pistas: Cristiano da Matta.
Seu filho extrapolou o automobilismo nacional, e levou a bandeira de Minas Gerais para o mundo. Cristiano correu na CART (atual Fórmula Indy), onde foi campeão, e disputou 28 corridas na Fórmula 1, pela Toyota.
O BH Stock Festival acontece entre os dias 15 (quinta-feira) e 18 de agosto (domingo). A Versus Esporte fará uma cobertura especial do evento, com entrevistas e apurações direto do Circuito Toninho da Matta.