A Arena MRV completa, nesta terça-feira (27), um ano desde o primeiro jogo oficial do Atlético-MG, disputado em agosto do ano passado. Na ocasião, o clube mineiro venceu o Santos por 2 a 0, com dois gols de Paulinho, artilheiro da Arena MRV ao lado de Hulk, com 15 gols.

Desde a estreia oficial, o estádio do Atlético recebeu 32 partidas do clube, com 20 vitórias do Alvinegro, sete empates e apenas cinco derrotas. Foram 58 gols marcados jogando em sua casa e 28 sofridos, com um aproveitamento de 69%.

Passados os primeiros 365 dias, o clube acumula mais de um milhão de torcedores no estádio. No entanto, gramado ruim e acústica seguem sendo pontos negativos, ainda sem solução definitiva.

Problemas no gramado

Desde o primeiro jogo, contra o Santos, os primeiros problemas no gramado já apareceram, com várias partes soltando. Desde então, não houve uma solução para o problema, que deixou de ser tópico sensível e passou a virar pauta recorrente de reclação dos jogadores. Por conta disso, o jogo diante do Fluminense, na última rodada, foi levado para o Mineirão.

"A ideia agora nesses próximos dias é dar o descanso, fazer todo o tratamento intensivo, acompanhar dia a dia como essa grama estará e a gente vai monitorar isso. Não há perspectiva de ter um gramado excepcional, não há perspectiva de um gramado totalmente adequado para o jogo", disse Bruno Muzzi.

O clube faz manutenção com frequência do gramado e não descarta colocar a grama sintética em 2025 - para isso, é necessário mudar parte do licenciamento do estádio em relação a área permeável.

Acústica

Outro ponto que levanta debate em relação à Arena MRV é a acústica do estádio. Nesse sentido, o clube reconheceu que é preciso fazer mudanças na estrutura para melhorar. Segundo o CEO do Galo, Bruno Muzzi, o Atlético vem fazendo estudos para tomar decisões em relação às mudanças.

Em julho deste ano, o clube adotou um sistema de "Voice Lift", que são amplificadores de som para melhorar o som emitido pelas arquibancadas. No entanto, essa é apenas uma solução paliativa para o problema.

Público e renda na Arena

O recorde de público da Arena é do jogo contra o Corinthians, no Brasileirão deste ano, com 44.048 torcedores. Completando o top-3, estão dois jogos contra o Cruzeiro, ambos pelo Mineiro deste ano, com mais de 42.500 torcedores em ambos.

Ao todo, o clube já levou 1.100.421 de torcedores ao estádio somando todas as partidas como mandante. Ou seja, uma média de público de 34.388 torcedores. A receita bruta total desde a inauguração foi de R$ 72.707.029, enquanto a a líquida foi de R$ 47.496.767.