A grande final da Copa Libertadores 2024 já conhece o seu primeiro finalista: o Clube Atlético Mineiro, que chega pra decisão com um grande elenco e com uma vitória por 3 a 0 no agregado contra o River Plate, que era favorito ao título em casa.

Contudo, o clube alvinegro pode ter um desfalque de peso na grande decisão, o atacante Deyverson, herói das quartas e das semifinais. Segundo informações da Radio Continental AM 590, é possível que Deyverson seja punido e perca a final da Copa Libertadores se a Conmebol determinar que seu gesto de imitar um macaco constitua um ato racista.

A Conmebol, assim como outras entidades esportivas, tem políticas rigorosas contra o racismo, e tais atos podem resultar em suspensões significativas. Caso a Conmebol entenda que o gesto, imitar “macaco”, do atacante do Galo seja uma ato racista, jogador pode até ser suspenso por 4 meses.

Em 2023, o meia-atacante Bruno Tabata, então jogador do Palmeiras, foi punido pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol e suspenso por quatro meses por causa de supostos atos racistas praticados na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai, na Libertadores.

https://twitter.com/telefe/status/1851449215920095644