Na tarde de ontem (28), a France Football realizou a premiação da Bola de Ouro 2024, que é válida pelo período da temporada de agosto de 2023 à julho deste ano. Considerada a mais importante das premiações, o resultado gerou controvérsia e indignação na grande maioria dos fãs de futebol.
Com o volante espanhol Rodri eleito contra Vinicius Junior, o Real Madrid realizou um boicote à premiação, e não mandou jogadores e nem representantes ao evento. Dessa forma, o comandante do Manchester City e treinador do volante espanhol, Pep Guardiola destacou a importância da conquista para o futebol espanhol, relembrando o ultimo compatriota a vencer o prêmio, há mais de 60 anos atrás.
Guardiola ainda comentou a respeito da disputa na era Cristiano Ronaldo e Messi pelo prêmio.
“A Espanha não costuma ganhar este tipo de prêmio e Rodri não representou apenas o Manchester City, mas também o futebol espanhol, cuja influência tem sido enorme. Não só pela conquista de títulos, mas também pela forma de conviver com diversas gerações de treinadores e jogadores de futebol. Houve um tempo em que havia três jogadores do La Masia (categoria de base do Barcelona) nomeados, mas nem Xavi, nem Iniesta conseguiram vencer Messi, apenas Cristiano, que é um monstro. Mas Messi é o pai do monstro. Os dois tiveram uma carreira incrível e estão em outro nível, mas talvez Xavi e Iniesta também merecessem ganhar o prêmio”, concluiu Guardiola.